Xavier260 – alta gastronomia catalã em Porto Alegre

Atualização de post em 24/04/17: infelizmente esse restaurante foi fechado, mas em breve o chef Xavier Gamez abrirá um novo restaurante em São Paulo. Uma grande perda para Porto Alegre!

Já fazia dois anos da nossa primeira experiência no Xavier260. E ela já tinha sido perfeita, a ponto de o considerarmos um dos 5 melhores restaurantes de Porto Alegre (veja esse post). Essa semana voltamos lá e fomos mais uma vez surpreendidos com um espetacular menu – ainda melhor que o primeiro.

Para quem ainda não conhece, o restaurante é de culinária catalã com toques contemporâneos, especialmente de gastronomia molecular. A culinária dessa região da Espanha, que fica entre o mar (Mediterrâneo) e a montanha (Pirineus), mescla e harmoniza ingredientes provenientes de ambos: peixes e frutos do mar; carnes, legumes, vegetais, cogumelos, ervas, azeites, amêndoas, avelãs.

Já a gastronomia molecular é o toque especial que divide opiniões. Trata-se da utilização da ciência para o preparo dos alimentos, com técnicas especiais e ingredientes como sais espessantes e nitrogênio líquido. O resultado são novas texturas e aparências que realçam os pratos. O famoso chef Ferran Adrià (que é da região da Catalunha também) é precursor do estilo.

Dito tudo isso, voltemos ao Xavier260, restaurante comandado pelo chef Xavier Gamez, espanhol estabelecido em Porto Alegre e que possui o único restaurante do gênero no país. Atenção: é altamente recomendado para quem é aberto a novas experiências, gosta de ser surpreendido e se propõe a sair da zona de conforto de um bom filé com batatas ou massa. O menu muda todo mês e inclui entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. É informado no site e permite alterações para quem tem alguma restrição alimentar, desde que avise com antecedência. O jantar pode ser harmonizado com vinhos – opção altamente recomendável!

A entrada foi um creme de cogumelos ostra, alhos novos e cogumelos cardoncelo salteados, servido com ovos de codorna cozidos a baixa temperatura e amêndoas tostadas.

xavier260 entrada
Um creme de inverno perfeito, bem aveludado. Os cogumelos salteados deram textura ao prato, e os ovos de codorna, da forma que foram preparados, explodiram suavemente na boca. Para harmonizar, vinho branco.

O primeiro prato foi filé fresco de corvina dourada de Rio Grande com molho romesco, servido com texturas de quiabo. Sim, quiabo, e ficou excelente!

xavier260 primeiro prato

O molho romesco é muito típico da culinária catalã, e mistura amêndoas, avelãs e alho triturados; sabor incrível! Que bom que foram servidas fatias de pão junto com o prato, assim deu para limpá-lo e não deixar sobrar nada. O quiabo apareceu de duas formas diferentes: tiras grelhadas bem sequinhas e crisps bem crocantes. E o ponto do peixe? Simplesmente perfeito, coisa não muito fácil de encontrar por aí. Para harmonizar, vinho rosé.

O segundo prato foi magret de pato moulard com molho de pato, ameixa e damasco, servido com purê de batata roxa doce, torresmo de pato, agridoces de yacon e texturas de beterraba. Antes de falar do sabor, impossível não comentar a apresentação, uma verdadeira obra de arte com essas cores fortes de inverno.

xavier260 segundo prato
A presença do pato no menu foi para não decepcionar os fãs de carne. A textura de beterraba era uma folha que decorava o prato e levantou a questão se seria comestível ou não. Tudo comestível, evidentemente. A yacon é uma batata de origem andina de sabor levemente adocicado, lembrando maçã – um sabor diferente que provamos pela primeira vez. Para harmonizar, vinho tinto.

Para fechar, a sobremesa: espuma de chocolate amargo com confit de laranjinha kinkan, esferas de manga com suco de laranja, ar de maracujá, geleia de hibiscos e chocolates branco, ao leite e amargo com sais exóticos e raspas de cítricos.

xavier260 sobremesa

Mais um prato lindo, artístico e cheio de texturas. E atende perfeitamente aos nossos requisitos para sobremesa: é leve e tem chocolate (belga, claro). E chocolate misturado a cítricos não tem erro; só a laranjinha kinkan estava um pouco azedinha demais. O toque da gastronomia molecular ficou incrível: espuma de maracujá e esferas de manga que explodiram na boca e jamais serão esquecidas. Para harmonizar, vinho de sobremesa com sabor pronunciado de figo, simplesmente maravilhoso.

xavier260 vinho sobremesa

Os vinhos harmonizaram perfeitamente com os pratos, e isso deixa o jantar ainda melhor. Mas era muito vinho – não conseguimos finalizar todas as taças!

xavier260 vinhos harmonizados

Casa cheia, ambiente acolhedor, excelente atendimento e comida perfeita numa noite de inverno: é o pacote completo. Ao final do jantar, o chef passa em todas as mesas para conversar com os comensais e receber os cumprimentos (pelo que ouvimos, todos positivos). É preciso valorizar um restaurante em que o chef está presente, faz o jantar e ainda dá atenção para o público.

Nossa mesa foi a última. Com alegria ouvimos que muitos clientes chegaram lá através do nosso primeiro post. E assim encerramos a noite, com um bate papo gostoso com o simpático e competente Xavier, um último brinde de vinho do porto e mais uma excelente experiência gastronômica na memória.

Maiores Informações:

Xavier260 – site

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Brasil, Porto Alegre e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Xavier260 – alta gastronomia catalã em Porto Alegre

  1. Roberto Vianna disse:

    Oi Pati!

    Bom dia! Teu sogro deve ter ficado ás lágrimas vendo as taças de vinho por beber ….rsr E quanto custa por pessoa a experiência? Beijo e boa semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s