5 opções gastronômicas de bairro em Porto Alegre

Faz tempo que queríamos colocar esse post no ar. Afinal, é com alegria que temos presenciado o surgimento de lugares bacanas em Porto Alegre fora do badalado eixo Moinhos de Vento x Cidade Baixa. Muitos deles, inclusive, estão próximos de nós, a distâncias caminháveis de casa. Não é um luxo?

Particularmente gostamos desse movimento. O citado “eixo badalado da cidade” sofre com o trânsito pesado, falta de vagas para estacionar e profusão de flanelinhas. Já fora do eixo… Ruas arborizadas, mais tranquilas, relativa facilidade em estacionar. E os lugares? Decor bacana e boa gastronomia sempre estão presentes. Agora podemos dizer, há vida nos bairros da capital!

Se você mora na cidade e ainda não conhece esses lugares, olha que boa dica para o tranquilo mês de janeiro. E se você está visitando Porto Alegre, vale a pena pegar um táxi e conferir estas opções.

Padarie (Bairro Mont’Serrat)

O número de padarias tem aumentado bastante na cidade, mas com o charme da Padarie, são raras.

Madeiras claras, detalhes multi coloridos, azulejos brancos de metrô e uma ampla fachada envidraçada dão o tom do espaço aconchegante que poderia tranquilamente estar localizado na descolada San Francisco.

Créditos: fanpage Padarie

Créditos: Fanpage Padarie

Para os dias quentes (mas agradáveis), tem um espacinho bacana na frente da casa. Para os demais, mesas com sofazinhos e wi-fi grátis. Durante a semana, atrai muita gente que vem para trabalhar com seus notebooks ou para reuniões de negócios – o lugar é perfeito para isso.

No cardápio, itens de padaria, sobremesas, café da manhã, almoço do dia e uma noite de hambúrguer (toda quinta-feira). Nós somos fãs mesmo é dos farroupilhas, bostoks, croissants e ovo mexido com café e suco, mas estamos para conferir o hambúrguer.

O atendimento às vezes deixa a desejar, pode ser bem lento em alguns momentos, mas o pessoal é simpático e o lugar aconchegante. É sempre nossa primeira opção para um café!

The Public Market (Bairro Bela Vista)

Esse é daqueles lugares que poderia estar em Nova Iorque, entende? O nome, a arquitetura, o decor, tudo lembra aqueles lugarzinhos descolados da Big Apple.

Créditos: fanpage The Public Market

Créditos: Fanpage The Public Market

E tem coisas legais para comprar lá, como os frios fatiados e o café impecável do William and Sons Coffee Company – para quem não conhece, uma boutique de microtorrefação de café aqui da capital que elaborou um blend especial para a casa. Tem também diversos importados e outros itens gourmet, perfeito para quem ama comidinhas diferentes.

Recentemente ganhou o prêmio de melhor café da manhã pela Revista Sabores do Sul. No entanto, o lugar só abre às 10:00… Um horário praticamente de brunch, pois quem precisa trabalhar cedo não vai conseguir desfrutar dessa opção. Fora isso o cardápio tem basicamente sanduíches (que não têm nada de excepcional) – outras opções para almoço seriam bem vindas pois a região, embora predominantemente residencial, também conta com um bom público que trabalha por ali.

Lucca Casa de Chef (Bairro Higienópolis)

A casa de dois andares é linda, com suas fachadas envidraçadas e um pergolado com plantas na entrada. O cardápio escrito à mão com giz confere ainda mais charme ao discreto restaurante.

Créditos: Fanpage Lucca Casa de Chef

Créditos: Fanpage Lucca Casa de Chef

Embora abra para o jantar, nós somos absolutamente fãs é do almoço. O cardápio é pré-definido para toda a semana, com entrada e prato principal, e a criatividade é o ponto forte dos pratos. Quando está na safra, o suco de bergamota orgânico é a melhor pedida para acompanhar a refeição. O preço, honesto.

O atendimento também conta muitos pontos, principalmente pela agilidade do serviço. Com uma boa música ambiente, seria um oásis. Para ir sem erro quando se quer um almocinho tranquilo, longe da agitação dos restaurantes localizados em áreas comerciais. Dá vontade de voltar sempre!

Bistrô Babel (Bairro Boa Vista)

Novidade na cidade – e tivemos a oportunidade de conhecer em soft openning!

Muitos restaurantes e estabelecimentos do gênero falam em “novo conceito”, mas poucos ou nenhum realmente cumprem o prometido. O Bistrô Babel conseguiu; reuniu, no mesmo espaço, quatro deliciosas culinárias: peruana, tailandesa, italiana e brasileira.

Créditos: Site Bistrô Babel

Créditos: Site Bistrô Babel

Funciona assim: para cada culinária há duas propostas de entrada, prato principal e sobremesa. Ou seja, no mesmo jantar é possível harmonizar uma entrada tailandesa, um prato peruano e uma sobremesa italiana! Ou outra variação qualquer, à sua escolha. Não é legal? 🙂

Entre os pratos que provamos, destacamos o aji de gallina (peruano) e o red curry (tailandês). Deliciosos!

A casa fica numa rua tranquila e bem residencial. O espaço é decorado com peças de arte e a iluminação perfeita o torna bastante intimista.

Pot. Pourrí (Bairro Bela Vista)

Conhece o conceito de pizzaria boutique? Pois é exatamente isso que a Pot. Pourri é.

O fato de ser pequena e localizada na garagem de uma casa comercial não impediu a criação de diversos detalhes charmosos, como o florido pórtico de entrada com iluminação especial e românticos móveis de ferro. O interior tem decoração surpreendente: poucas mesas mas muitos móveis de design, lustres especiais, cores, papeis de parede lindos e até mesmo uma luzinha de abajour.

Créditos: fanpage Pot.Pourrí

Créditos: Fanpage Pot.Pourrí

No cardápio, somente pizzas individuais. As de limão com pimenta e de carne de panela são tão deliciosas que você vai querer voltar lá para repetir a experiência! Assim como nós 🙂

Deixe as crianças em casa, essa é uma das poucas pizzarias para curtir a dois (ou no máximo com um pequeno grupo de amigos).

Maiores Informações:

Padarie

The Public Market

Lucca Casa de Chef

Bistrô Babel

Pot. Pourrí

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Brasil, Porto Alegre e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para 5 opções gastronômicas de bairro em Porto Alegre

  1. ERG godinho disse:

    Enviado do meu iPhone

    >

  2. As últimas duas dicas me deixaram MUITO curioso.
    Já entraram na lista de lugares que preciso conhecer em 2015.
    Muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s