Café com design – e um toque francês

Que segunda-feira é um dia meio chatinho, todo mundo sabe. Mas eis que de repente surge um simpático convite para uma degustação de… Cafés! E acompanhados de doces e pães. Que jeito incrível de iniciar a semana! 🙂

O ato de consumir café frequentemente está associado à outras atividades, como a leitura, por exemplo. Mas ao invés de unir o café com a livraria, que tal unir com decoração? Esta é a proposta da Cafezinho & Co.

quiosque cafezinho porto alegreCriada pelo Felipe Hauck, que largou o mercado financeiro para abraçar de vez o seu vício por café, a Cafezinho une cafés especiais e design. O espaço no Shopping Iguatemi, decorado com madeiras e tecidos crus (que dão um certo ar de fazenda ao lugar), oferece cafés para levar ou degustar no local.

decor cafezinho porto alegre

Os grãos vem da tradicional região de Mogiana, interior de São Paulo, que produz cafés da espécie arábica, encorpados e frutados. São cafés especiais, que possuem pontuação acima de 80, numa escala de 0 a 100 no SCAA (mesmo quem não conhece a escala pode ter noção do que é). Todos são moídos na hora – como tem que ser. Nosso conselho: adquira um bom moedor de café e passe a comprar café em grãos. Não há nada que supere um café moído na hora do consumo!

cafés especiais cafezinho porto alegre

Para complementar a experiência, comprinhas. A lojinha oferece utensílios para café e objetos de decoração escolhidos e customizados pela própria Cafezinho, como as divertidas xícaras e canecas, além de vidros, almofadas e luminárias.

xicaras cafezinho porto alegre

O Felipe demonstrou três formas de preparo da bebida (com coador, prensa francesa e aeropress – novidade para nós) e nos deu uma verdadeira aula sobre café. Olha só o que aprendemos:

  • Café espresso ou coado? O espresso costuma ser mais associado ao consumo gourmet, mas na verdade ele é tão popular nas cafeterias devido à baixa qualidade dos cafés comuns que são amplamente utilizados. Os defeitos do café são mascarados no espresso e evidenciados no coado. Café de qualidade e o correto modo de preparo melhoram incrivelmente a experiência do café coado.
  • Amargor do café é defeito. Cafés comuns tendem a ter torragem maior, para deixar a mistura mais homogênea já que não existe uma seleção tão cuidadosa do grão, e é esta torragem elevada que traz o sabor amargo.
  • Da água (que deve ser mineral ou filtrada) até o tempo entre a moagem e a utilização, tudo influencia no resultado final do produto.
  • Vai usar filtro de papel? Escalde o filtro primeiro. Em seguida coloque o pó, e ponha pequena quantidade de água para homogenizar o pó e liberar as bolhas de ar que ficam misturadas. Só então despeje o resto da água.
  • O filtro retém boa parte dos óleos do café. Outros métodos de coagem como a prensa francesa deixam o café mais encorpado.
  • Para a prensa francesa, a moagem deve ser mais grossa e deve-se evitar tomar a bebida até o final. Deixe um resto de café na xícara para não ingerir a borra que ficará no fundo.

cafezinho porto alegre

E cafezinho que se preze precisa de um bom acompanhamento: pães, brioches, cannelés (anota aí, uma delícia de bolinho perfumado com cachaça e baunilha com uma crosta caramelizada), madeleines e macarons vindos diretamente de Canela, na Serra Gaúcha. E tudo com um toque francês.

Os pães e outros itens de padaria são fornecidos pela Casa Francesa, que é comandada pelo boulanger Frédéric Onraet. Frédéric, que é francês de Bordeaux (como vocês já devem ter percebido), contou que foram necessárias algumas adaptações nas receitas para o paladar brasileiro.

madeleines e canneles casa francesa

Desacostumados às cascas mais crocantes, alguns clientes achavam que o pão estava “queimado”. No entanto, até o barulho ao quebrar uma baguete faz parte da experiência sensorial de consumi-la (e é exatamente por isso que amamos as gourmandises francesas!). Felizmente, aos poucos os clientes vem pedindo o retorno das receitas mais tradicionais… Sorte nossa! É uma viagem à França pelos sabores.

Já os macarons são fornecidos pela Holic Pâtisserie. A pâtissière Amanda Selbach, formada pelo Institut Paul Bocuse de Lyon, contou que levou 3 anos para chegar à sua receita perfeita de macaron, com menos açúcar.

macaron holic patisserie

E deu muito certo: a casquinha quebradiça é mais suave, menos enjoativa, e revela recheios úmidos e de sabor intenso. Aliás, os sabores são incríveis: manjericão, cumaru, bergamota – o nosso preferido, entre outros. Sem dúvida, um dos macarons mais bem executados que provamos aqui por essas terras!

E aí, gostou? Se você é fã de café vale a pena se aprofundar no tema. Imagina só que luxo servir para os amigos um café de qualidade e bem preparado ao final daquele jantarzinho?

Maiores Informações:

Cafezinho & Co – site oficial

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasil, Porto Alegre e marcado , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Café com design – e um toque francês

  1. guilhermeatencio disse:

    “Felizmente, aos poucos os clientes vem pedindo o retorno das receitas mais tradicionais… ”

    Fiquei feliz de ouvir isso.

    Eu não gosto de café, mas gostei do post e o lugar parece muito aconchegante.

    • Oi Guilherme
      Quem sabe é uma chance para aprender a gostar de café? Tu ia ficar assustado com a baixa qualidade do que bebemos por aí… Eu provei um café lá que tinha notas de cereja… E eu realmente senti essas notas!
      Quanto às receitas tradicionais, isso me deixa feliz também. Até porque muita gente viaja para a França e come bem feliz os baguetes de lá, aí volta e só quer “cacetinho”, rsrs! Não dá né? Viva a diversidade de sabores!
      Abraço,
      Pati

  2. Nadia Regina Stella disse:

    Pati, adorei sua matéria no blog sobre o cafezinho! Eu passei em frente há poucos dias no Iguatemi e fiquei curiosa! Com certeza quero conhecer!!!!

  3. Tailaina disse:

    Olá, somos da assessoria de imprensa do Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta, de Brotas/SP (www.areiaquecanta.com.br) e atualizando nosso mailing de blogs de turismo, chegamos ao seu blog.
    será que você poderia me informar um e-mail de contato?
    obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s