Giro gastronômico em San Francisco

Primeira vez juntos em San Francisco. Nós nem fomos com intenção de provar os melhores restaurantes e as melhores comidinhas. Na verdade nem pesquisamos muito nem fizemos lista. Mas quando nos demos conta, San Francisco tinha sido nota 10 para food lovers como nós. Da comida mais simples à mais sofisticada, não provamos nada ruim, muito pelo contrário. Foi surpreendente!

Acompanhe nosso giro por restaurantes, padarias, docerias e lojas especializadas e descubra porquê.

Sanraku e Thai House 503

Fomos à dois restaurantes de comida asiática, um japonês e outro tailandês. O que os dois tem em comum? São ótimos, despretensiosos e oferecem pratos que normalmente não encontramos aqui no Brasil.

No Sanraku, bem em frente ao Yerba Buena Gardens, provamos um donburi (tigela de arroz com peixe por cima) e um udon noodles (sopa de macarrão bem grosso).

Donburi

Donburi

O desafio foi comer sopa de hashi!

Udon Noodle

Udon Noodle

No Thai House 503, no Mission District, provamos um thom ka chicken (uma delicada e aromática sopa de leite de coco, frango, cogumelos e cidreira), um pinneaple fried rice (arroz frito com abacaxi, castanha, passas, ovos, cenoura e cebola) e um three flavored red snapper (peixe com molho doce e picante de alho, pimenta de sino e manjericão crocante).

Thai Soup

Thom Ka Chicken

Fish

Three Flavored Red Snapper

O restaurante tem um visual inesperado para restaurante tailandês, com linhas modernas e detalhes verdes, como as paredes e o lustre com plantas.

Thai House 503

Preços honestíssimos e almoço extendido até 16:00. Que delícia a vida em San Francisco!

Mocca

Olhando a foto, parece que estamos em Paris. Europa feelings!

Mocca - área externa

Mas não, é um recanto escondido e charmoso bem pertinho da Union Square, na Maiden Lane. Uma rua tranquila e somente para pedestres. Estivemos lá no almoço, que é bastante concorrido. O motivo: as saladas montadas na hora ao gosto do freguês. Uma porção generosa de folhas, um acompanhamento quente, fatias de pão e uma bela taça de vinho. Rápido e delicioso.

Mocca - salada

Como o restaurante é italiano, também tem massas, sanduíches, antepastos e outras coisinhas. Super recomendado!

Michael Mina Bourbon Steak 

Alerta de chef estrelado. Ou seja, comida excepcional e irretocável com preços altos, que serão rapidamente esquecidos após as primeiras garfadas.

Esse restaurante está localizado junto ao hotel The Westin St. Francis, na Union Square. Não importa o que você peça, não deixe de provar como entrada as melhores french fries da sua vida. Ao menos foram as melhores das nossas vidas. O corte perfeito da batata, a fritura na gordura de pato, a cobertura das batatas já fritas com diferentes temperos e os molhos assinados que vem como acompanhamento já renderam algumas críticas pra lá de positivas e algumas suspeitas de que essas fritas talvez sejam as melhores da América.

A foto não ajuda, mas aqui estão as french fries

A foto não ajuda, mas aqui estão as french fries do Mina

Se quiser tentar um steak tartare, uma casa de carnes conceituada como essa é certamente o melhor lugar. É preparado na hora, na frente do cliente, e vem acompanhado de fatias de pão.

Esse também é o lugar para aqueles dias carnívoros, quando você acorda morrendo de vontade de um bom filé. No cardápio, não existe “carne”, mas sim “certified prime beef” (6 tipos diferentes) e “japanese wagyu” (7 tipos diferentes). Os preços variam de 32 a 89 dólares por prato. Enjoy!

Michael Mina - prato principal

Dica final: nos EUA o jantar começa cedo. Se você jantar antes das 18:00 no Michael Mina, há um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa por 55 dólares.

Scoma’s

Ele até já foi citado em posts anteriores aqui do blog. Mas a verdade é que não dá pra deixar de ir a Sausalito, e uma vez lá não dá pra não ir no Scoma’s.

O restaurante é uma graça, avança sobre o mar.

scoma's 5scoma's 3

O interior lembra um barco de luxo.

scoma's 4scoma's 6

Frutos do mar são o carro-chefe, não poderia ser diferente. Pedimos ostras de entrada e como prato principal, sem esquecer que estamos nos EUA, nos rendemos ao maravilhoso hamburguer de caranguejo: o melhor de dois mundos.

Hambúrguer de caranguejo - olha a altura!

Hambúrguer de caranguejo – olha a altura!

Poderíamos comer um desses agora. Simples e super saboroso!

Boudin Bakery

Fica no Fischerman’s Warf, logo depois do badalado Pier 39. Trata-se de um pavilhão industrial que por dentro é um verdadeiro complexo gastronômico, englobando fábrica, bistrô com vista para o mar, café, padaria, lojinha e mini-museu.

boudin bakery café

Nossa passagem pelo bistrô incluiu um belo prato de ostras e as tradicionais sopas no pão, que são a cara de San Francisco: uma clássica clam chouder (sopa de marisco) e outra crab and corn bisque (sopa de caranguejo com milho). O pão, um sourdough bread, tem receita francesa que data de 1849; a casca é crocante e o miolo levemente azedinho. Lembra a acidez do limão, uma delícia. Vem fresquinho da padaria que fica logo embaixo.

Boudin Bakery - clam chowder

A padaria, aliás, é uma atração à parte: com paredes de vidro, dá pra acompanhar a produção.

Boudin Bakery - vitrine produção

Os pães circulam em cestinhos suspensos junto ao teto, ligando a área de produção à bancada de vendas e ao café.

Boudin Bakery - cestinhos suspensos

Além dos formatos clássicos, há pães em forma de tartaruga, jacaré, caranguejo.

Tartarugas prontas para entrar no cesto

Tartarugas prontas para entrar no cesto!

Boudin Bakery - pães

É de encher os olhos. Um lugar feliz!

Tout Sweet Pâtisserie

Uma pâtisserie francesa localizada no coração da cidade, em pleno prédio da Macy’s Union Square? Sim, existe e é comandada pelo chef Ygit Puras, vencedor do Top Chef Just Desserts.

tout sweet sf 1

Se há alguma coisa a lamentar sobre a Tout Sweet é a nossa descoberta tardia, no último dia de viagem. Fosse descoberta antes, teria rendido uma ida diária para um café ou chocolate quente feito com chocolate francês Valrhona, um dos melhores do mundo, e um marshmallow macio sem explicação.

tout sweet sf 3

Das pâtisseries, escolhemos as da vitrine mesmo, sem olhar o cardápio: uma delicada e saborosa verrine de panna cotta e um pedaço de torta multicamadas.

tout sweet sf 2tout sweet sf 6

Impossível não amar o ambiente. Decoração moderna, clean e linda. E talvez uma das melhores vistas da Union Square.

Union Square vista de uma das mesas da Tout Sweet

Union Square vista de uma das mesas da Tout Sweet

Press Club

A mistura de wine bar e lounge resultou num ambiente sofisticado e elegante no Yerba Buena Lane. Basta descer as escadas e chegamos ao Press Club.

Press Club - vista geral

Na decoração, predomina a madeira e a meia-luz. Mesmo que você vá no horário de abertura, às 16:00 (de segunda à quinta) ou às 14:00 (de sexta à domingo), já vai ter cara de happy-hour.

Mosaico de garrafas - decor impecável

Mosaico de garrafas – decor impecável

Nos acomodamos no balcão e escolhemos uma degustação de vinhos USA x France. Vieram quatro taças de vinho com exemplares dos dois países.

Press Club - degustação de vinhos

O vencedor? USA. Mas sinceramente desconfiamos que os vinhos americanos servidos eram top e os franceses mais ou menos. De propósito, entende? 🙂

Ferry Building Marketplace

Se tivéssemos que recomendar um único lugar para os gourmets, seria com certeza o Ferry Building Marketplace. Ali você pode pegar um barco para uma das localidades próximas a San Francisco, como Sausalito, ter uma visão privilegiada da Bay Bridge ou simplesmente se perder nas lojinhas como se não houvesse amanhã.

ferry building sf 1

É uma espécie de mercado público de luxo. As lojas são charmosas e bem decoradas, com fachadas completamente abertas, abrigando um verdadeiro universo relacionado à comida: pães, vinhos, chás, carnes, azeites, cogumelos, frutas/verduras/legumes, queijos, chocolates, doces.

ferry building sf - quitanda

ferry building sf - vinhosferry building sf - queijosferry building sf - gluten free

Uma boa oportunidade para conhecer a Miette, uma das docerias mais queridas que já vimos – tem filial lá.

filial da delicada Miette

filial da delicada Miette

Também tem artigos para casa – incluindo uma filial esperta da Sur La Table, pra deixar a sua cozinha mais descolada e equipada.

ferry building sf 3ferry building sf 4

O visual, a organização e a limpeza são de cair o queixo. Nem dá vontade de ir embora.

Spice & Tea Exchange

Gourmet que se preze não faz uma viagem sem levar alguns dos sabores locais na mala. E a Spice & Tea Exchange, localizada no Pier 39, é o local perfeito pra isso.

Spice Tea - placa

Na decoração aconchegante, predominam madeiras claras.

Spice Tea - interior loja

Mas o foco muda rapidamente quando descobrimos as prateleiras repletas de diferentes tipos de sal, açúcar aromatizado, pimentas, misturas de temperos, especiarias, ervas, chás, grãos, cogumelos secos, azeites simples e aromatizados.

Spice Tea - prateleira de sais

Nossa dica de ouro: applewood smoked sea salt. O sal vem do Pacífico e é defumado nesse tipo de madeira, no Yakima Valley, em Washington. Mas isso não é importante; o que importa é que esse sal vai transformar qualquer prato em que for usado, mesmo que seja um simples ovo frito.

Spice Tea - potes

Quase tudo pode ser comprado em saquinhos a partir de 12 gramas. Ou seja, dá pra levar muita coisa!

Spice Tea - pacotes

Atenção, a Spice & Tea não é uma exclusividade de San Francisco. Há diversas lojas espalhadas pelos EUA, basta consultar no site.

Whole Foods

Esse é o lugar perfeito para aquela noite em que não se quer sair pra jantar, o clássico picnic de hotel do viajante. Mas o que um simples supermercado está fazendo aqui nesse post?

Bom, é que de simples não tem nada. A variedade e a qualidade dos produtos, a organização e a beleza do lugar já valeriam a visita. Mas atenção, é fácil fácil deixar muitos dólares aqui.

Legumes impecáveis, frutas cortadas, cereais a granel, uma seção enorme de produtos asiáticos, carnes temperadas, pratos prontos, uma vitrine linda de doces, grande variedade de vinhos… E muito mais.

Whole Foods - frutas e legumes

Mix de batatas coloridas

Mix de batatas coloridas

Produtos a granel - self service

Produtos a granel – self service

Carnes temperadas, prontas pra fazer

Carnes temperadas, prontas pra fazer

Vitrine de doces

Vitrine de doces

Não esqueça de colocar no carrinho uma garrafa de Zinfandel, vinho da região. As mudas são originárias da Croácia, trazidas por italianos, mas o vinho é produzido quase que exclusivamente na Califórnia.

Whole Foods - vinho

Gostou? Quer ver mais? Leia também sobre o tour do chocolate no Financial District.

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Estados Unidos, San Francisco e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Giro gastronômico em San Francisco

  1. Sueli disse:

    Uau, amei de paixão este post!
    Como sempre, sensacional!

  2. Uma viagem culturalmente muito rica! Adorei tudo que vi! e fiquei ansioso por usar o sal defumado! Parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s