5 restaurantes imperdíveis em Porto Alegre

Atualização de post em 24/04/17 – Infelizmente o restaurante Seasons Global Cuisine foi reformulado (e hoje abriga uma excelente casa de massas dos mesmos proprietários, A Massa) e o restaurante Xavier 260 foi fechado (mas em breve abrirá sua nova casa em São Paulo).

Atualização de post em 04/07/14O restaurante Del Barbiere passou por uma reforma e ficou um pouco mais amplo. Os preços também subiram (bastante).

Atualização de post em 26/04/14 – Quer conhecer outras opções? Leia também nossa contribuição no júri da revista Veja Comer & Beber Porto Alegre 2014.

Bem-vindo a Porto Alegre, a cidade do De Garfos e De Quartos!

Se você estiver de passagem por aqui e não estiver muito afim de churrasco – a comida que 10 entre 10 gringos procuram por essas terras – pode arriscar um desses restaurantes do nosso top-five 🙂

Desses restaurantes, 4 são contemporâneos e 1 é francês. Todos são comandados por ótimos chefs – garantia de ótima gastronomia!

Seasons Global Cuisine & Tapas

Fazia um bom tempo que um restaurante local não nos surpreendia tanto. A fachada discreta na simpática Rua Dinarte Ribeiro, no bairro Moinhos de Vento, esconde um ambiente moderno e muito bem decorado, com cadeiras de design e meia-luz.  O atendimento é um dos melhores que vimos ultimamente. Mas o grande diferencial está na cozinha: os chefs e irmãos Gabriel e Rodrigo Zambon, que iniciaram suas carreiras em Londres.

Seasons Global Cuisine & Tapas

Seasons Global Cuisine & Tapas

A cozinha é eclética, com pratos de origem de vários lugares do mundo. O cardápio pode ter variações devido à sazonalidade de alguns ingredientes.

A sequência de tapas é bem variada e pode substituir a entrada, além de ser perfeita para degustar entre amigos. Os pratos principais são muitíssimo bem executados e de sabores surpreendentes, como o Filé Sous Vide e Costela de Angus (que veio acompanhado de batata fondant e gratin de cogumelos), a Picanha de Cordeiro Estilo Marroquino ou o Bacalhau à Gomes de Sá. E para fechar, um Trio de Chocolate, uma pequena obra de arte que adoça o paladar na medida certa – bem como amamos.

Trio de Chocolate - uma pequena obra de arte

Trio de Chocolate

Por último, uma descoberta recente e aprovada: ovos benedict executados à perfeição no brunch do final de semana.

Ovos benedict

Ovos Benedict

Xavier260

Esse restaurante catalão, localizado numa rua tranquila do bairro Auxiliadora, tem ambiente contemporâneo, clean, com bom uso de madeira e cores claras. Aconchegante, sofisticado e com ótimo atendimento.

Xavier 260

Xavier 260

A proposta de um menu-confiança sempre nos parece atraente. Mas o chef catalão Xavier Gamez faz a experiência ir além, incluindo ingredientes locais e técnicas de gastronomia molecular aos pratos. O resultado é refinado, uma verdadeira experiência gastronômica.

O restaurante atende unicamente com reserva. O menu pode ser conferido no site, e a intolerância a qualquer ingrediente deve ser avisada com antecedência. Quando estivemos lá, o menu era o seguinte: como entrada, ostras com espuma de azeite de oliva e molho de bergamota; primeiro prato, lulas recheadas com filé mignon (um surf and turf); segundo prato, atum sous vide com legumes (uma espécie de caponata); e por fim, como sobremesa, tartelete de peras com creme. Tudo absolutamente impecável em apresentação e sabor.

Ostras com espuma de azeite de oliva e molho de bergamota

Ostras com espuma de azeite de oliva e molho de bergamota

Lulas recheadas com filé mignon

Lulas recheadas com filé mignon

Um restaurante de altíssimo nível na cidade.

Hashi Art Cuisine

Esse é fácil de colocar em qualquer lista, com um chef tão premiado quanto Carlos Kristensen, além dos títulos de melhor restaurante contemporâneo e melhor restaurante da cidade – todos concedidos pela Veja. Mas esse restaurante, localizado no bairro Bela Vista, é bom de verdade. Mesmo. A mistura das cozinhas brasileira, asiática e francesa é criativa, o ambiente contemporâneo é lindo e a carta de vinhos é assinada pelo competente enólogo Adolfo Lona.

Hashi Art Cuisine

Hashi Art Cuisine

Como entrada, o Camarão na Geléia de Pimenta com Crocante de Batata Doce foi memorável. Como prato principal, provamos o Filé de Linguado ao Molho de Laranja, com leite de coco, alecrim, mel, cogumelos e batatas confitadas, e também o Magret de Pato com Molho de Laranjinha Kinkan, com gâteau de batatas e tomilho. Tudo perfeito, e com um espumante Adolfo Lona Nature para acompanhar. Você não conhece esse espumante? Deveria…

Camarão

Camarão na geléia de pimenta com crocante de batata doce

Prato principal

Filé de linguado ao molho de laranja com cogumelos e batatas

Não tivemos nenhum problema com o atendimento, mas ouvimos algumas reclamações de amigos. Para um restaurante top como esses, uma pena.

Del Barbiere

Talvez esse seja o menor e mais aconchegante restaurante da cidade. E por isso mesmo ele é um dos nossos preferidos. Para comer lá, só com reserva.

O lugar é simples mas charmoso. Fica ao lado da tradicional Barbearia Elegante, no Centro da cidade. Negócio familiar, a barbearia pertence ao pai; o filho, o chef Marcelo Schambeck, comanda a minúscula cozinha envidraçada nos fundos do pequeno restaurante.

Del Barbiere Bistrô

Del Barbiere Bistrô

O restaurante só oferece almoço, com menu pré-definido de terça a sexta, sempre uma entrada e um prato principal – as sobremesas não estão incluídas e não são o forte da casa. Aos sábados, funciona um menu confiança montado no dia, de acordo com os ingredientes comprados na feira.

del barbiere bistrô 2

del barbiere bistrô 3

Mesmo se o cardápio parecer banal, arrisque. O chef é um talento que trabalha muito bem com ingredientes locais e sazonais, transformando mesmo o prato mais simples numa festa para o paladar. E com preços justos.

Le Bâteau Ivre

Porto Alegre não conta com muitos restaurantes franceses. Dos mais tradicionais, o nosso preferido não é o queridinho da mídia – tivemos duas experiências meia boca por lá. O nosso preferido é o Le Bâteau Ivre, um tranquilo restaurante do bairro Mont’Serrat, onde o chef Gérard Duran (que é francês, bien sûr) cozinha toda noite na sua cozinha envidraçada, aos olhos dos clientes.

Le Bâteau Ivre

Le Bâteau Ivre

A decoração é despojada, com paredes de tijolos aparentes, cores quentes, tecidos listrados e uma lareira para aquecer as noites de inverno. O atendimento é atencioso e discreto.

Apesar do cardápio não mudar há um bom tempo, tampouco ser dos mais criativos, pratos tradicionais como Mix de Folhas com Queijo de Cabra Gratinado, Steak au Poivre e Crème-brûlée são feitos como na França – uma viagem gastronômica sem sair do lugar.

le bâteau ivre 3

Crème brûlée - igualzinho aos da França

Crème brûlée – igualzinho aos da França

Esperamos que você, leitor, aproveite nossas dicas e tenha experiências tão boas quanto as nossas.

Tem alguma sugestão de lugar para irmos? Deixe um comentário! Quem sabe não fazemos a nossa lista dos Top 10 com a sua indicação? E aproveite para nos contar como chegou no Garfos & Quartos.

Bon appétit!

Maiores Informações:

Seasons Global Cuisine & Tapas

Xavier260

Hashi Art Cuisine

Del Barbiere Bistrô

Le Bâteau Ivre

 

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Brasil, Porto Alegre e marcado , , . Guardar link permanente.

45 respostas para 5 restaurantes imperdíveis em Porto Alegre

  1. Rafaela Enes disse:

    Dicas de restaurantes excelentes em Porto Alegre! Adorei o post.

  2. rita disse:

    Gostei tanto que pretendo conhecê-los!Excelente postagem!

  3. Daniela Vivian disse:

    André e Pati,

    Os porto alegrenses agradecem o belíssimo (e útil) post…

    Encaminhei o texto para as presidentes de uma Confraria que participamos (Le Gourmet), para auxiliar na escolha dos restaurantes!

    Bjs,

    Dani Vivian

  4. Lenna Ranghetti disse:

    Pati e André, fiquei encantada com as dicas! Sempre é bom receber informações quentes de quem já foi, testou e aprovou. Ainda mais aqui na nossa cidade, onde há ótimos restaurantes e poucos falam neles.
    Beijos.
    Lena

  5. guilhermeatencio disse:

    Ontem fomos ao Xavier260 e a experiêcia foi simplesmente perfeita.
    O ambiente, o serviço, a comida, a simpatia do chef…tudo muito bom!
    Confesso que até me deu vontade de tirar as teias de aranha do meu blog e fazer um post detalhado sobre a visita.
    Mais uma vez, MUITO OBRIGADO pela dica.

  6. BOA SUA LISTA, EU ACRESCENTARIA O LOS REYES – EXCELENTE . OU TROCARIA ENTRE OS 5 MELHORES PELO DAL BARBIERI.

  7. madalenascneiderbressani disse:

    Adorei as dicas vou visita-los depois comento obrigada pelas dicas

  8. Compostela, Santiago disse:

    Surpreendam-se então no Rambla – mix de bar de tapas e restaurante espanhol – na Félix da Cunha, esquina com Marques do Herval. Mas esqueçam o bar. Sentem no ambiente do restaurante e peçam os deliciosos pintxos e tapas como entrada e, se sobrar espaço, peçam uma paella de frutos do mar como prato principal. Para sobremesa, nada melhor que uma tradicional torta de Santiago de Compostela. Quê combinação espanhola!

  9. Fernanda Leite disse:

    Ótimas dicas Pati. Destes que falaste não conheço ainda o Xavier e o brunch do Seasons, mas quero conhecer em breve. O Hashi é o nosso super favorito. Na minha opinião o melhor da cidade mesmo. E sempre sou super bem atendida por lá.
    Continua nos dando belas dicas. Obrigada

  10. Roselaine Rosa. disse:

    Olha..faltou um restaurante..Floriano Spiess – Cozinha de Autor!

  11. Simone disse:

    Gostei. Mas… só chefs homens? Que tal o Petit Dalí, com a chef Gabriela Werba? Testa lá! Abraço!

    • Simone
      Que bom que gostou da lista. Obviamente o critério de escolha foi a qualidade da cozinha e não o sexo do(a) chef, rsrsrs! Mas a tua dica está anotadíssima!
      Abraço,
      Pati

  12. heloiza disse:

    Tens que conhecer o House Café Bistro, um restaurante lindo…ambiente refinado….preços barato e com uma excelente chef…
    $$$ … Restaurante internacional
    Rua Dona Laura, 19, Porto Alegre…Fone 051 8241-2242Hoje,

  13. Pâmela disse:

    Por curiosidade: média de preço desses lindos pratos?
    Bjos e parabéns pelo Blog

    • Oi Pâmela
      Obrigada por visitar o blog! Preferimos não colocar valores por aqui pois acabam mudando e seria necessário atualizar com frequência os posts. Com exceção do Del Barbière, o mais em conta de todos, gastaria em média R$ 150 por pessoa com bebidas incluídas.
      Abraço,
      Pati

  14. Nadir Amado Fagundes disse:

    Gostei muito das dicas, mas não posso deixar de comentar do Restaurante do meu amigo Floriano Spiess, fica na Praça Japão. Vocês vão gostar !

  15. Jaqueline disse:

    Adorei as postagens e com certeza vou fazer esse tour gastronomico. Gostaria de sugerir que visitassem a Nella Pietra Pizza na Zona Sul de POA, fica na Avenida Copacabana, 800 Tristeza! A pizza e toda artesanal, a massa e feita todos os dias,aberta na hora e assada em forno a lenha, os ingredientes são de qualidade o que garantem todo diferencial do produto! Abracos

  16. Jaqueline disse:

    Outra dica super interessante para quem curte a boa gastronomia é o Mandarinier Gastronomia
    que fica Rua Alberto Torres 228, na Cidade Baixa, comandado por um casal de chefs. Com um menu fixo diariamente, de quinta a sábado. As sobremesas, especialmente, são inacreditáveis… por um preço justo! O lugar é bem pequeno e aconchegante, a dica é fazer reserva antes para não ser surpreendido na hora pois está sempre cheio!!O casal é uma graça e super simpáticos.
    abraços

  17. Marcello Mattos disse:

    Na minha opinião, faltou o Trio Cuisine. Ótimo restaurante, apesar de estar há pouco tempo em funcionamento. Gostei da proposta deles e recomendo.

  18. marlon disse:

    A Temakeria Yoi Yatai é um novo restaurante maravilhoso com o maior temaki de porto alegre e um hor jamais visto em Poa, nao vai arroz e nao é frito, ele simplesmente é cozido diretamente no maçarico, de comer de joelhos, vale a pena jantar la

  19. Flávio Pompermayer disse:

    Muito bom o artigo.
    Tomo a liberdade de sugerir uma visita ao restaurante Berna na Otto Niemeyer 1044, zona sul. Recém aberto e que modestamente qualifico de padrão internacional. Se puder de uma conferida, vale a pena!
    Obrigado e parabéns.

  20. Henrique Martins-Costa disse:

    Ótimos restaurantes. Poderiam, também, constar na lista mais dois excelentes restaurantes : O Pepe Laitano e o Los Reys .

    • Henrique e demais
      Agradecemos por todas as dicas recebidas! No post estabelecemos que seriam 5 restaurantes, e evidentemente a lista é baseada nas nossas experiências em locais que conhecemos. Futuramente teremos outra lista, com certeza!
      Abraço,
      Pati

  21. Bibiana Zenatti disse:

    Pati é incrível sua pagina, tenho família que mora em porto alegre, minha tia, é dona de uma empresa de propaganda e publicidade, ela cuida do site das “filhas da mãe”, nunca me interessei tanto por porto alegre como agora, estou cursando recursos humanos, e como uma gaúcha nascida e de sangue, quero conhecer tudo em POA, semana que vem estarei em porto alegre e sua pagina será meu guia, parabéns, sucesso!!

  22. Helenara Roballo Ungaretti disse:

    Gostei do site. Boas dicas de gastronomia em POA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s