Rumo à Gramado – um pit-stop em Nova Petrópolis

Na correria do dia-a-dia acabo esquecendo que a nossa serra é uma ótima opção para um bate-volta renovador de energias. Foi o que fizemos nesse final de semana. O friozinho não deu as caras, mas os dias de sol não foram nada ruins depois de um agosto tão chuvoso. E taí, surgiu inspiração para alguns post sobre a Serra Gaúcha, falando dos nossos lugares preferidos por lá.

Saindo de Porto Alegre pegamos a Rota Romântica, pela BR-116, rumo à Gramado. Essa sinuosa estrada reserva paisagens lindas, especialmente num dia de sol. De quebra há diversos lugarzinhos interessantes para parar durante a viagem, avistei até uma pequena galeria de arte em plena beira de estrada.

Era quase meio-dia quando passamos por Nova Petrópolis. Lembramos de um lugar onde havíamos almoçado uns tempos atrás, seguindo uma ótima dica do Destemperados. Como estava marcado no GPS, foi fácil voltar até lá. O lugar fica um pouco afastado da cidade, a 9 km do Centro, na Linha Imperial.

Por isso mesmo é tão interessante. O Bistrô Chalet Gourmand é algo raro de encontrar hoje em dia. Funciona numa casa, não estranhe a porta fechada, ela não está trancada. Parece que você está chegando para almoçar na casa de amigos. É só bater e ser recebido pelos simpáticos proprietários, Daisy e Luis Arthur, ex-moradores de Porto Alegre que optaram pelo delicioso estilo de vida serrano.

Chegamos cedo, ainda não tem ninguém. Ótimo, podemos escolher uma mesa junto à janela.

Fazemos o nosso pedido e aproveitamos para admirar mais uma vez todos os detalhes cuidadosos da decoração.

Paredes de madeira que são uma verdadeira volta ao mundo, cheias de objetos trazidos de viagens. Janelas coloridas. Mesas com toalhas floridas.

Ambiente rústico e aconchegante. Aos poucos as pessoas vão chegando para almoçar.

A comida é deliciosa e preparada pela proprietária, que de amadora não tem nada. Formada em gastronomia, é ágil nas panelas. Na primeira vez que estivemos lá pedimos medalhões de filé grelhados com molho de amoras e purê de mandioquinha. Desta vez escolhemos o carré de cordeiro com molho de damasco, polenta mole com gorgonzola e ervilhas. Tudo absolutamente delicioso.

O ambiente tranquilo contribui para a experiência. Especialmente quando moramos numa cidade grande aprendemos a valorizar esses momentos.

O proprietário nos conta que acabam de inaugurar uma pousada ali ao lado. Vemos as fotos, parece simpática. Uma opção interessante para um final de semana na serra, numa cidade charmosa e interiorana e não tão longe da badalação de Gramado.

Na saída, pausa para apreciar a vista desse bairro residencial.

E sentir uma invejinha branca de quem mora por ali…

Depois dessa pausa perfeita, seguimos viagem para Gramado. Dia lindo para pegar a estrada, já falei isso antes?

Maiores Informações:

http://chaletgourmand.com.br/

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Brasil, Nova Petrópolis e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Rumo à Gramado – um pit-stop em Nova Petrópolis

  1. Lindo o seu roteiro! Adorei as imagens, de ar água na boca…

  2. Aline Suzan disse:

    Este lugar é fantástico! Estará para sempre nas minhas melhores recordações 🙂 Daisy e Luis Arthur, casal querido! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s