Um lugar de charme perto de Bariloche – Villa la Angostura

A cerca de 85 quilômetros de Bariloche, no meio do caminho até San Martín de Los Andes, na província de Neuquén, fica esta pérola de lugar chamada Villa La Angostura. O tempo não estava bom quando estivemos por lá, mas nada nos impediu de percebermos o charme desta pequena localidade.

Lá também tem esqui, na estação-boutique de Cerro Bayo, localizada a 9 km da cidade. Tudo o que me lembro é de uma subida gelada na cadeira de um teleférico, abaixo de neve, até o topo da montanha. Lá em cima, tudo branco. Muuuuitooo frio. Corremos para um chocolate quente no El Tronador, único lugar possível de ficar, no topo, a tão baixas temperaturas. Dizem que é possível esquiar em todos os lados do cerro; dizem que o visual é digno de capa de revista. Um dia volto lá e descubro, as fotos azuis vou ficar devendo para um próximo post. E não achamos a estação tão-boutique assim. Na descida, mais uma pausa para um rápido lanche no movimentado Bar Sovia by Las Balsas, que fica na base. Com tempo ruim, só restaram mesmo as pausas gastronômicas.

Vista do Centro - montanhas com neve fresca ao fundo

Mas a nossa visita não era para esquiar, somente para passear. Um dia calçando sapatos normais! Impermeáveis, evidentemente. No centrinho, mais charmoso que o de Bariloche na minha opinião, restaurantes e cafés aconchegantes e ótimas lojas para comprar roupas para a neve (com lindos modelos das melhores grifes do gênero, The North Face e Columbia),  couros, artesanato, objetos de decoração, chocolate e por aí vai.

Imaginem esta prainha no verão. Aqui, ela está gelada, geladíssima. É a Bahia Mansa, de onde saem os passeios de barco para o Bosque Arrayanes, aquele de árvores cor de canela, um passeio clássico para quem visita a região.

Mas o recanto mais lindo de Angostura fica num bairro a 5 minutos do Centro e perto da estação de esqui de Cerro Bayo. Chama-se Puerto Manzano.

Puerto Manzano

Uma área residencial, mas que conta com alguns hotéis que podem ser uma boa opção de férias em qualquer estação. Sonho que um verão por lá deve ser espetacular.

Arquitetura típica de cordilheira. Traduzindo, lindas cabanas de madeira no meio do mato que te fazem querer abandonar a correria da cidade e viver uma vida poética no campo.

Cabanas de luxo entre as árvores

Checamos no Google e descobrimos diversas pousadinhas interessantes por ali. Para um passeio de um dia ou uma curta estada fora do agito de Bariloche, esta é uma opção excelente e de charme, especialmente para casais. Sem falar que a vista da estrada é linda, indo desde paisagens semidesérticas até lagos ladeados de altas montanhas na rodovia dos 7 Lagos.

Infelizmente após a erupção do vulcão Puyehue em junho, a cidade ficou coberta pelas cinzas. A estação de esqui ainda não abriu esse ano, pois o vulcão continua em erupção e não nevou o suficiente. As chuvas e cortes de luz são constantes e a população sofre com esse quadro. Esperamos que a natureza dê uma trégua para que Villa La Angostura possa retornar, em breve, com todo o seu esplendor.

Maiores Informações:

http://www.villalaangostura.gov.ar/

http://www.cerrobayoweb.com/newsite/

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Argentina, Villa la Angostura e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Um lugar de charme perto de Bariloche – Villa la Angostura

  1. Pingback: Bariloche | Domingão de Twittadas

  2. Pingback: Bariloche | Domingão de Twittadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s