Caminito, o berço do tango argentino

Essa rua pequena e pitoresca, localizada em La Boca, não pode ficar de fora do roteiro dos iniciantes em Buenos Aires.

Ir ao Caminito é como mergulhar numa Buenos Aires completamente distinta. Esqueça o charme europeu de bairros como a Recoleta ou de algumas partes do Centro. Essa é uma região mais pobre e mais alegre. Se o tango nasceu no subúrbio, e o subúrbio nasceu em La Boca, esse é o berço do tango argentino.

O bairro La Boca, que se desenvolveu ao redor do primeiro porto de Buenos Aires, foi povoado por marinheiros e imigrantes que construíram suas casas em estilo conventillo, utilizando material descartado de velhos navios (chapas de metal, madeira e restos de tinta colorida).

Um ar de favela, mas não triste. Colorido e poético.

A rua que hoje é o Caminito, foi outrora o caminho de um bonde portuário, depois virou depósito de lixo, foi restaurada pela comunidade local em 1950 e posteriormente batizada com o famoso nome, que é uma homenagem a Juan de Dios Filiberto. Ele passava por ali diariamente e, inspirado pelo local, escreveu um tango com esse nome.

Aprecie por um momento a beleza e a sensualidade dessa dança, assim, ao ar livre.

Esqueça a insistência dos locais para dançar ou tirar fotos, comprar souvenirs ou ainda sentar numa mesa de café ou restaurante.

Vasculhe as lojinhas e tendas de artesanato. Admire o trabalho dos pintores, alguns são muito bons.

Não precisa muito mais do que isso. E você já conferiu um pedaço bem interessante de Buenos Aires, além de ter tirado fotos coloridas como essas para alegrar seu álbum de viagens.

Uma dica: como La Boca está um pouco fora dos demais roteiros, recomendamos fazer a visita de táxi, que lá não é nada caro. Pode ser encaixada na visita ao Centro ou a San Telmo.

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Argentina, Buenos Aires e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s