San Francisco – Parte II

Na continuação do post anterior, vamos agora para o norte de San Francisco, cruzando a Golden Gate rumo a Muir Woods e Sausalito. Busquei na internet uma agência que fizesse o tour para Muir Woods, e gostei do site da Tom’s Scenic Walking Tours. US$60 com a entrada do parque já inclusa. O proprietário/guia/motorista é o Tom Martell, naturalista e gente boa com uns 15 anos de experiência no parque. Leve roupas confortáveis e tênis ou bota de caminhada.

O Tom busca você direto no hotel de manhã cedo, e no caminho, já vai falando sobre a história da cidade. Antes de mais nada, fica o aviso: San Francisco tem épocas de seca e chuvas bem definidas. De dezembro a março, a probabilidade de chuva é grande. Viajando em pleno fevereiro, não escapei de muita água e, em um raro evento, até mesmo neve no topo das montanhas.

Neve nos arredores de San Francisco

Neve nos arredores de San Francisco

Cruzamos a Golden Gate abaixo de chuva, e confesso que fiquei um pouco decepcionado. O tempo não ajudou, claro, mas esperava algo mais grandioso. Dizem que uma das melhores vistas da ponte é de Baker Beach, que não cheguei a conhecer, mas atenção: a parte norte da praia é frequentada por nudistas, e você corre o risco de ver mais do que somente a ponte.

Que beleza de tempo...

Que beleza de tempo...

Seguindo pelas estradas que serpenteiam as montanhas, com vistas de tirar o fôlego, você chega à entrada do Muir Woods National Monument. Lá você encontra a floresta de Coast Redwood (Sequoia sempervirens), gigantes que vivem até 1.800 anos e que podem atingir até 115m de altura e 7,9m de diâmetro na base, nascidas de uma semente do tamanho de uma semente de tomate.

O manto sagrado sempre junto!

O manto sagrado sempre junto!

Muir Woods é uma floresta de idade média, sendo que a árvore mais antiga tem estimados 1.200 anos. A mais alta do parque tem 79m, e acredite, mesmo as mais baixas fazem você se sentir uma formiga. Com o grande conhecimento do parque, Tom te leva para fora das trilhas mais percorridas pelos turistas, e você consegue apreciar a natureza com a calma e silêncio que ela merece. As fotos não fazem jus à beleza da floresta e a grandiosidade das sequoias.

Trilha

Reparem a pessoa na trilha, para ter a escala da foto

Coast Redwoods

Coast Redwoods

O passeio vai até o final da manhã, com pausa para um lanche providenciado pelo próprio Tom. O tour não retorna ao hotel, mas termina em Sausalito, ainda no lado norte da baía, junto do píer de onde sai o Ferry para San Francisco. Sausalito é uma vila costeira repleta de lojas, galerias de arte, e restaurantes, e que merece ser conhecida com calma.

Sausalito

Sausalito

Quando na costa, a pedida é frutos do mar. Fui no Scoma’s, que fica pendurado na baía, e não me decepcionei. Ambiente muito agradável, e comida sensacional. De entrada, ostras frescas, e como prato principal, camarões com molho de alho e limão.

Scoma's

Scoma's

Entrada básica

Entrada básica

Hora de pegar o ferry para San Francisco. Em  horários alternados, há um ferry para o Pier 39, e outro para o Embarcadero, perto do centro financeiro da cidade. Se possível, pegue este último, que oferece as melhores vistas da cidade. Mesmo assim, ambos oferecem vistas bacanas da Golden Gate e passam bem próximo a Alcatraz. Pelo menos quando não está chovendo.

It never rains in California...

It never rains in California...

Sobre Alcatraz: Não fui, e até onde ouvi, o passeio é uma “tourist trap”, com direito a 01 Cocar na escala Funai de Programa de Índio. Se você foi, deixe suas impressões nos comentários!

Alcatraz - The Rock

Alcatraz - The Rock

Mais informações:

Scoma’s
http://www.scomassausalito.com

Tom’s Scenic Walking Tours
http://www.muirwoodstour.com

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em Estados Unidos, San Francisco e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s