KGB

Não, não estamos falando da agência de segurança nacional russa. Trata-se do Kitchen Galerie Bis, um ótimo restaurante em Saint Germain-des-Prés, em Paris, indicado pela nossa querida  guru Maria Lina do blog Conexão Paris.

Ele está fazendo sucesso, a mídia só fala dele. Por uma agradável coincidência, o nosso hotel ficava bem próximo. Reserva feita com antecedência, pudemos sair para jantar a pé numa noite agradável.

Uma rua estreita, uma fachada discreta e um restaurante pequeno, mas lotado. Atendimento muito amável. A cozinha é comandada por um jovem chef, Yariv Berrebi, que tem por trás um chef badalado, William Ledeuil.

Trata-se de cozinha fusion, contemporânea, num ambiente idem. Aqui a gastronomia francesa encontra um toque asiático. Predominam a leveza dos frutos do mar, os perfumes de ervas e limão. Tudo com uma boa dose de espuma, como manda a alta gastronomia. Louças brancas sempre, para destacar o colorido dos pratos.

Como entrada, é possível escolher uma opção com 4, 5 ou 6 entradinhas selecionadas pelo chef, que não estão descritas no cardápio. É um verdadeiro festival de sabores! Fiquei pensando se não seria possível fazer um jantar somente com estas entradas…

Depois, passamos ao prato principal. Há uma opção Le Marché, um prato elaborado com o que o chef encontrou no mercado, proposta interessante. Mas eu fui de massa: Calamarata, Homard & Encornet, Bisque Thai. Um tipo de massa com pedaços de lagosta e lula e a tal da bisque, uma espécie de caldo de frutos do mar com tempero tailandês.

André preferiu uma carne branca: Maquereaux Grillés, Laquage Citron – Miso Emulsion Coquillage-Citronnelle. Peixe grelhado, em filés, com uma emulsão aromática de frutos-do-mar, limão e ervas (ou algo do tipo). Pratos bem harmonizados com vinho branco da região de Chablis.

Dividimos uma sobremesa dos deuses: Cappuccino Melon – Citronnelle, Emulsion Menthe – Citron Vert , Glace Coco. Cappuccino de melão (melão batido com direito a espuma no topo), com emulsão de menta e limão e sorvete de coco. Pra mim, uma das melhores sobremesas que já provei, e olha lá que sou fã de chocolate.

Enquanto penso na maravilha que foi esse jantar, e troco algumas frases com o simpático garçom com meu francês hesitante, observo o local: quadros coloridos, mesas de madeira, sofás confortáveis. Nos fazem companhia grupos animados de franceses, muitos parecem habitués, e alguns americanos que descobriram o caminho assim como nós.

O garçom me pergunta a quais restaurantes nós já fomos e de quais gostamos durante a nossa estada em Paris, e respondo: KGB. Meus cumprimentos ao chef!

Maiores Informações:

KGB – Kitchen Galerie Bis

Tripadvisor (opinião de quem já foi)

Preços: entradas entre 16 e 22 euros; pratos principais entre 23 e 34 euros; sobremesas 9 euros.

Anúncios

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocolatière na Méli-Mélo Chocolat e co-autora do blog de gastronomia e viagens De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em França, Paris e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para KGB

  1. Guillermo disse:

    Parabéns pelo Blog! Ótima iniciativa! Alguma dica na região da Espanha e Portugal?

  2. Ainda não fomos para aqueles lados, mas tão logo explorarmos a região, postaremos aqui! Abraço!
    André.

  3. Paulo Mazeron disse:

    Como consolo por não poder estar tambem flanando por Paris, pretendo assistir ao filme do Woody Allen, que promete ser muito interessante…

  4. Paulo, nós assistimos hoje… é uma delícia! E veja nosso post sobre Giverny, que aparece no filme e num dos cartazes oficiais.
    Abraço, Patrícia

  5. eymard disse:

    Brincam de KGB é meu restaurante! Fiquei realmente fascinado por ele quando, em 2009, fomos despretensiosamente jantar. Estavamos igualmente hospedados em Saint Germain. Na volta mandei um e-mail para Lina que, posteriormente, foi com uma amiga francesa e esta disse a ela que foi a melhor comida que tinha comido na vida. Nada mal para uma francesa! Continuo a indicar sempre o KGB. Um lugar despretensioso que te surpreende pelo saber e perfumes.

    • Nós adoramos e estamos indicando direto. Maravilhoso! Só conhecemos graças à indicação da Lina e aprovação dos leitores fiéis do CP… Lembro bem do teu entusiasmo pelo KGB, Eymard! Muito justo! Rsrsrs!

      Abraço,

      Patrícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s