Deixando Paris para Trás – 3 Lugares Imperdíveis no Interior da França

Quando o assunto é a França, nosso coração bate mais forte. Não conhecemos o país inteiro, quem dera, mas é um objetivo que temos. A tarefa não é fácil, pois são inúmeras as atrações para quem consegue se aventurar além das fronteiras da cidade mais linda do mundo. Sim, pois não é nada fácil abrir mão de mais alguns dias em Paris para conhecer outros lugares. Quem já foi para lá tem cartão fidelidade e sabe do que estamos falando! :)

As cidades do interior da França são deliciosas. Grandes centros à parte, as cidades menores são muito tranquilas, limpas e com preços mais abordáveis. A grande maioria tem pouquíssimos habitantes. A arquitetura em geral é mais simples mas harmoniosa, ornada por flores. O povo é simpático, ainda que se fale menos ou quase nada o inglês. A gastronomia segue inabalável. Para chegar até lá, uma muitíssima bem servida malha de trens, TGVs (os trens de alta velocidade) e estradas em ótimas condições.

Muitos nos perguntam sobre o que é imperdível na França, além de Paris. Não somos autoridade no assunto, mas podemos falar do que conhecemos, e não é à toa que esses destinos foram priorizados em nossas viagens. E o melhor de tudo: podem ser encaixados numa viagem à Paris sem comprometer muito a agenda.

Mont St Michel – silhueta memorável

A silhueta dessa ilha rochosa e fortificada, com uma abadia imponente construída no seu topo e a estátua do Arcanjo Miguel colocada no ponto mais alto, é bastante conhecida. Pudera, este lugar que é Patrimônio da Unesco e uma das mais visitadas atrações da França, é simplesmente mágico. Ainda mais quando a maré alta invade seu contorno, deixando a ilha ligada ao continente somente por um istmo (istmo!). De quebra, durante o trajeto, é possível conhecer algumas das encantadoras cidades da Normandia.

Vale do Loire – a maior concentração de castelos da França

Os mais de 300 castelos e toda a história que carregam são, sem dúvida, a grande atração deste vale. Mas o Vale do Loire é muito mais que isso: uma região linda, arborizada, de estradas perfeitas para dirigir, tranquilos vilarejos, muitos vinhos e deliciosa gastronomia. Ou, em suma, um destino charmoso e romântico.

Château de Versailles – todo o poder da Realeza

Todo o poder e glória da realeza francesa ainda respiram nesse que é o château mais exuberante da França. Quando passeamos pelos seus inúmeros e belíssimos jardins, quase podemos ver os vultos dos personagens do passado passarem bem ao nosso lado. O mesmo acontece quando chegamos aos domínios de Maria Antonieta e nos deparamos com o seu universo particular tão bem preservado.

É sobre esses lugares espetaculares que vamos falar nos próximos posts. Esperamos que quem nunca foi lá sinta-se inspirado e quem já conhece possa viajar nas lembranças novamente.

Enquanto isso, delicie-se com estes outros passeios memoráveis, já publicados aqui no blog. Muito perto de Paris e totalmente valem a viagem!

Giverny – Os Jardins de Monet

Château Vaux le Vicomte – O Castelo que Inspirou Versailles

About these ads

Sobre Pati Venturini

Engenheira, blogger, chocólatra e co-autora do De Garfos e De Quartos.
Esse post foi publicado em França e marcado , . Guardar link permanente.

12 respostas para Deixando Paris para Trás – 3 Lugares Imperdíveis no Interior da França

  1. Ilma Madureira disse:

    Ótimas dicas. Na próxima quero conhecer o Château Vaux le Vicomte..
    Obrigada

  2. Sueli OVB disse:

    Aguardarei esses lindos posts!
    Mas digo a você que sempre fiz bate-volta quando estou em Paris, todos os lugares me encantaram e não me arrependi, mesmo quando fizemos a loucura de ir até Avignon e Aix-en-Provence em um só dia. Valeu muito!
    Beijos

    • Nossa, Sueli!
      Bate-volta Paris-Provence? Essa é puxada, hein? Rsrsrs! Mas tudo vale a pena quando se está afim, não é mesmo? E tenho certeza que vocês voltaram (ou voltarão) depois para ver tudo com mais calma…
      Bj
      Pati

  3. Oi Pati!!!
    Adoro a França e adoro Paris!
    Sair de carro pelo interior da França é, sem dúvida, uma viagem memorável!!!
    Certa vez alugamos um carro em Paris e seguimos para o Vale do Loire, Carcassone, Provence e encerramos na Riveira Francesa. Foram 3 semanas perfeitas!!!
    Ficamos hospedados em um castelo no Vale do Loire, passeamos de balão, provamos uvas no pé na Provence, andamos de Ferrari em Nice e ainda ficamos hospedados na casa de franceses super gentis (chambre d´hôtes).
    Não vejo a hora de ler os seus posts para relembrar aqueles bons momentos!!
    Bjs, Anna

    • Anna querida!
      Acho que vou te convidar para escrever os próximos posts, rsrsrs!
      Tivemos algumas experiências no interior da França mas nada comparado à essa verdadeira imersão que vocês fizeram! Deve ter sido delicioso! Vou dar uma espiada nos teus posts sobre o assunto, mas primeiro verei os do Japão – estou curiosíssima pra saber como foi! ;)
      Bj
      Pati

  4. Cinira Verani disse:

    oI Patricia gostei muito do seu blog e como você gosto de saborear as cidades pequenas . Somos um casal de sessentões que quer fazer uma viagem a Paris (5 dias) e gostaria muito que você me orientasse que roteiro faríamos para ir a Giverny e Normandia. Pretendemos passar 15 dias ! grata Cinira

    • andremazeron disse:

      Oi Cinira, obrigado pela visita!

      Infelizmente não montamos roteiros, isto é uma questão muito pessoal, mas podemos passar algumas dicas que achamos úteis. Talvez você devesse pensar em mais dias para Paris, há muito o que fazer na cidade. Em 5 dias você vai conseguir fazer os passeios mais tradicionais, mas com pouco tempo para apreciar com calma ou para sair do roteiro mais turístico. Giverny é um passeio que dá para fazer no mesmo dia, saindo e voltando de Paris de trem ou excursão. Mas se vocês pretendem ir para a Normandia e tem planos de fazer isto de carro (recomendamos!), Giverny pode ser uma parada no caminho.

      Nós gostamos muito de Bayeux, que paramos por acaso e mal conseguimos conhecer. Seria legal um tempo lá para conhecer a cidade com calma, talvez dormir lá até, se no mesmo dia vocês tivessem ido para Giverny. E a partir de Bayeux, o acesso às praias do Dia D é muito fácil. Nós achamos obrigatório passar uma noite no Mont Saint Michel, em um dos hotéis intramuros, mas é um local que requer pouco tempo para conhecer. Digamos 1 dia e meio, e já está visto.

      Nós mencionamos as cidades que conhecemos, mas há muito mais para se ver na região. Pesquise também Saint Malo e Honfleur.

      Abraço,

      André e Pati

  5. Rosana BArbieri disse:

    boa tarde, vou alugar um carro e ir de Paris ao vale do loire, onde vou ficar por 3 dia. De lá vou para Provence, mas não direto, alguém pode me esclarecer qual a melhor rota e uma cidade para ficar e descansar uma noite antes de seguir viagem?
    grata

  6. Fernanda disse:

    Paris é tudo de bom!
    Para mim, 2007 foi o ano dos sonhos. Estive em Carcassone, Belzier, Toulousse,Marseille…e dois meses em Paris. Até hoje, tudo me vem a lembrança, é enigmático!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s